Programa de Tutoria Discente UFPA

Página inicial / 1ª Circular do V Seminário de Projetos Educacionais (SEPEDUC) e III Seminário Institucional Integrado do PIBID

1ª Circular do V Seminário de Projetos Educacionais (SEPEDUC) e III Seminário Institucional Integrado do PIBID​

Ciência e Vozes da Amazônia

Belém-PA, 30 de setembro de 2025

1. Apresentação

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) convida discentes bolsistas e voluntários/as, coordenadores/as, orientadores/as, supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID, bem como a comunidade acadêmica em geral, para o V Seminário de Projetos Educacionais e III Seminário Institucional Integrado do PIBID, a ser realizado no período de 16 a 19 de dezembro de 2025 em formato remoto.

Sob o tema “Ciência e Vozes da Amazônia”, o evento busca promover um espaço para socialização de resultados de planos de trabalho e relatos de experiências vivenciadas no âmbito de projetos educacionais vinculados à PROEG, debatendo temas relacionados à indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, à qualidade e inovação nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica e Superior e a articulação entre a Universidade e as escolas de Educação Básica.

Estarão disponíveis durante o evento a apresentação de comunicações e serão realizadas conferências, mesas temáticas, oficinas e minicursos que contribuirão para os avanços nas políticas de incentivo a projetos educacionais na Universidade Federal do Pará.

2. Configuração do evento

O V Seminário de Projetos Educacionais e III Seminário Institucional Integrado do PIBID será realizado integralmente em formato remoto.

Os trabalhos a serem submetidos ao evento serão apresentados em formato de vídeo, que ficarão disponíveis no site do evento. Os vídeos devem ter um tamanho máximo de 300 Mb, duração de 5 a 10 minutos e formato MP4.

As conferências, mesas temáticas, oficinas, minicursos e a programação cultural previstas para ocorrer no período do evento serão realizadas em atividades síncronas por meio do canal oficial da Universidade Federal do Pará na plataforma YouTube e em salas de reunião na plataforma Teams, criadas para esse fim.

3. Inscrições

As inscrições para o evento serão realizadas por meio da plataforma SIG-Eventos, no período de 14 de outubro a 10 de dezembro de 2025.

Todos/as os/as participantes do evento devem realizar sua inscrição gratuita na plataforma SIG-Eventos: discentes bolsistas e voluntários/as, coordenadores/as, orientadores/as, supervisores/as, atuantes nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e PIBID, bem como a comunidade acadêmica em geral para fazer jus ao certificado de participação.

4. Submissão de trabalhos

Estão aptos/as a submeter trabalhos os/as coordenadores/as dos seguintes programas:

  • Programa de Educação Tutorial (PET)

  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Edição 2025

  • Programa de Tutoria Discente

  • Monitoria – edições 2024 e 2025

  • Monitoria voluntária – edições 2024 e 2025

  • LABINFRA – edição 2023

O quantitativo de autores/as e o número máximo de trabalhos por programa estão  descritos na tabela abaixo:

Programa Limite de trabalhos a serem submetidos N° de autores/as por trabalho
PET
Até 3 trabalhos por grupo
Até 7 autores/as
PIBID
Até 6 trabalhos por núcleo
Até 7 autores/as
Tutoria Discente
Até 3 trabalhos por coordenação
Até 7 autores/as
Monitoria
Até 1 trabalho por projeto
Até 2 autores/as
Monitoria voluntária
Até 1 trabalho por projeto
Até 3 autores/as
LABINFRA
Até 1 trabalho por projeto
Até 3 autores/as

Os trabalhos devem se enquadrar em uma das seguintes categorias: 

a) Relato de Experiência (RE): Trata-se de um trabalho acadêmico destinado à divulgação dos resultados de um plano de trabalho e/ou de uma experiência pedagógica  vivenciada pelos/as autores/as com finalidade de melhorar processos de ensino e de  aprendizagem. O relato de experiência deve conter a descrição e a reflexão teórica da  experiência relatada, apresentando o problema, as metodologias utilizadas, registros de  dados que venham mostrar a pertinência do relato, destacando possíveis questionamentos,  soluções e intervenções. Deve conter igualmente a análise e a avaliação da experiência,  indicando o que representou para os sujeitos envolvidos. O relato de experiência poderá  ou não ter vínculo com a produção de um material didático.

b) Produção de Material Didático (MD): Trata-se da descrição de um produto  educacional (material didático) produzido no âmbito de um projeto ou programa, ou de  iniciativa espontânea, destinado à melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica  ou Graduação. A descrição deve conter o problema que motivou a produção, os objetivos  do material didático, a metodologia de produção (se for o caso), a metodologia de uso,  limites e possibilidades de contribuição para a qualificação do ensino. 

A submissão dos trabalhos em formato de vídeos deve ser realizada no site do evento sepeduc.ufpa.br, no período de 14 de outubro a 6 de novembro de 2025. Os vídeos  devem ter um tamanho máximo de 300 Mb, duração de 5 a 10 minutos e o formato MP4

Os trabalhos devem ser submetidos no site do evento unicamente pelos/as  coordenadores/as, orientadores/as, supervisores/as, atuantes nos Programas  Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de  Educação Tutorial (PET) e PIBID

Os vídeos submetidos no site do evento devem respeitar as singularidades culturais,  econômicas, religiosas, linguísticas, sociais ou de algum tipo de deficiência, bem como os princípios éticos da comunicação científico-acadêmica. Não serão aceitos os vídeos  que reproduzam qualquer tipo de preconceito ou contenham uma comunicação  desrespeitosa e/ou violenta, e que não obedeçam ao tamanho, à duração e ao formato definidos.

Clique aqui para realizar a submissão de trabalhos.

5. Publicação em E-book

Para os/as participantes que tenham interesse em publicar os textos que sustentam as comunicações apresentadas em vídeo, será lançada posteriormente uma chamada específica para a publicação de trabalhos completos no e-book do V SEPEDUC e III Seminário Institucional Integrado do PIBID.

6. Informações adicionais

A programação completa e outras informações serão divulgadas nas próximas circulares, nos canais de comunicação da PROEG e no site oficial do evento sepeduc.ufpa.br

Site para a submissão de trabalhos: http://sepeduc.ufpa.br/

Dúvidas e contato: sepeduc2025@gmail.com